Conteúdo 1
Menu 2
Busca 3
Rodapé 4
A
A
Resp. Técnico: Dr. Sergio Lenharo - CRM 29628/SP
ANS 42016-6
Notícia

04/Mar

2019

CNS Cartão Nacional de Saúde - Você sabe para que serve?

Ação Social Santa Casa Saúde - Informe nº05/2019

O Cartão Nacional de Saúde - CNS é um documento que pode ser considerado a “identidade da saúde” e todo cidadão brasileiro e estrangeiro residente no país deve ter o seu, mesmo as pessoas com plano de saúde.

O órgão regulamentador das operadoras de planos de saúde, a ANS, através do Artigo 26 da Resolução Normativa Nº 295 exige que as operadoras de saúde enviem, com os dados de todos os seus beneficiários, o número do CNS.

O número é obtido nas unidades de saúde e também pode ser emitido nos hospitais no momento de um atendimento eletivo, de urgência ou emergência, sendo necessário documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de endereço.

O Ministério da Saúde, através do CADSUS - Sistema de Cadastramento de Usuários do SUS, alimenta outros sistemas que demandam a identificação dos indivíduos no momento em que utilizam os serviços de saúde públicos e privados, gerando assim dados epidemiológicos, o conhecimento das necessidades existentes por região, as principais doenças, entre outras informações, permitindo aos gestores a avaliação dos riscos, planejamentos, desenvolvimento de ações e programas de prevenção e a formulação de políticas de saúde.

Na identificação do plano de saúde tem que constar o número do cartão nacional de saúde (CNS). Se a sua carteirinha está sem este dado, não se preocupe, pois estamos gradualmente fazendo as substituições